sexta-feira, 2 de junho de 2017

Fim do war room? Talvez...

(Imagem da internet)


Olá pessoal, tudo bem?

Essa semana li uma matéria interessante no Linkedin e que ao meu ver faz muito sentido ainda mais nos dias de hoje.

Muito se fala de Cloud, microserviços, automação, serviços com auto-repair, etc.
Mas quando falamos de datas importantes para algumas companhias, não abandonamos o bom e velho war room (sala de guera em português).

Colocamos uma quantidade de funcionários, especialistas, pessoas de negócio, dentre outras funcionalidades, em uma sala no decorrer de todo evento, aguardando algo acontecer e para estarem prontas para atuação e gerar o menor impacto possível.

Com toda essa "novidade" dos dias mais atuais, o war room tende a não existir mais e ser mais uma coisa do passado em que os que estão ficando mais velhos podem colocar na conta para falar que viveram essa época.

Se todo o conceito que está em alta hoje realmente estiver bem implementado e testado, na prática teremos resiliência dos ambientes em caso de problemas sem necessitar de uma  intervenção de uma equipe esperando apenas isso.

A disponibilidade será ainda maior do ponto de vista dos serviços, os requisitos de negócio estarão sendo atendidos da melhor forma possível, a imagem da empresa com certeza estará em alta com os clientes, parceiros, investidores... resumindo, todo mundo.

- O que ganhamos com a extinção do war room?


  • Tempo;
  • Dinheiro;
  • Economia nos gastos como hora extra, alimentação para o war room;
  • Insumos de workplace, me referindo aos recursos como ar condicionado, energia elétrica, etc;
  • Reembolso para quando se aplica;
  • Menos estresse entre as pessoas envolvidas;


Claro que até podemos pensar e/ou elencar algumas coisas à mais nessa lista, mas o mais importante são os primeiros itens.

Se o novo vai durar muito tempo e se vai resolver todos os problemas, isso eu não sei... mas vale a pena ficarmos antenados com tudo o que está acontecendo e nos atualizarmos para continuarmos com o mercado de TI.

Agora um ponto mais importante do que tudo isso, é que a mentalidade de uma empresa que quer isso tem que mudar e acompanhar toda essa mudança no mercado de TI e da era digital. Os processos devem acompanhar tudo isso, a maturidade de seus dirigentes também.
Podemos ter tudo pronto, mas caso algum destes pontos que envolvem pessoas e mentalidade não mudar junto, nada vai adiantar.

#R.I.P_WarRoom

Abraços e até mais...
:wq!

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