segunda-feira, 15 de maio de 2017

Ataque Ransomware? Mas afinal o que é?



Boa dia pessoal, tudo bem?

Na última sexta-feira (12/05) e parte do sábado (13/05) muito se ouviu e se leu sobre a massa de ataques Ransomware, afetando principalmente empresas como Telefônica, Santander, Gas Natural, dentre muitas outras e principalmente espanholas.

Mas tirando a onda de ataques e o pânico causado no mundo todo, fazendo até mesmo algumas empresas a desligarem seus servidores para não serem atingidos, o que vem a ser um Ransomware?

"Ransomware" = Resgate

Através de um malware (código malicioso) normalmente enviado através de algum e-mail, conteúdo online, downloads de lugares duvidosos, etc, quando clicado permite que seja explorada uma falha no sistema e que este malware consiga bloquear desde o seu acesso inicial até mesmo a criptografia de dados importantes.

Através desta criptografia, aplicações importantes deixam de responder e sempre que o administrador tenta acessá-los recebe uma mensagem informando que o mesmo foi "capturado" e que para ser liberado é necessário o pagamento de um resgate, em sua maioria através da moeda virtual bitcoins, sendo que se o pagamento não for realizado os dados serão apagados.

A brecha foi encontrada em uma falha nos sistemas operacionais Windows (Ahhhh vá?!)... da Microsoft.

Independente de ter mais esta falha de segurança na conta, o maior problema é vermos que muitas empresas não possuem mecanismos de segurança ou mesmo soluções de contorno em casos de problemas como este.

Vide o exemplo de empresas terem que desligar seus computadores, parar suas atividades e rotinas até ver o que poderia ser feito.

Não que o Linux seja melhor ou até mesmo 100% seguro, mas com o passar do tempo e até mesmo desde quando comecei no ramo de TI e mais precisamento com Linux/Unix não me recordo de termos tais problemas como este e companhias que possuem seus sistemas em uma estrutura como está mostram seu potencial com disponibilidade e resiliência.

Segue abaixo algumas imagens que peguei pela internet apenas para ilustrar o tipo de mensagens que as "vítimas" recebem:






Independente de qualquer empresa, sistema operacional precisamos tomar cuidado e sempre pensar e tentar criar mecanismos que não nos deixe indisponíveis, afinal os negócios não podem parar!

#tango_down
:D

Abraços e até a próxima.
:wq!

Um comentário:

  1. TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI
    TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI ford edge titanium 2019 TINNATI TINNATI TINNATI titanium bar TINNATI 4x8 sheet metal prices near me TINNATI price of titanium TINNATI TINNATI TINNATI trekz titanium pairing TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI TINNATI

    ResponderExcluir