domingo, 22 de janeiro de 2017

Cisco UCS - Unified computing (Emulator)



Olá pessoal.

Para poder oferecer alto poder de processamento e recursos em larga escala, muitas empresas utilizam servidores sejam eles Dell, HP, IBM, Cisco e até recursos "montados" conforme necessidade. Ou como falamos aqui em São Paulo, servidores montados na Santa Efigênia. =)

O mais tradicional são servidores de poucos U's (unidade de medida de um servidor mediante ao espaço que ele irá ocupar em um rack no data center.
Nestes servidores temos discos que oferecem redundância para não termos a perda do SO ou mesmo para utilizar para o SO e recursos de aplicação. Fontes redundantes em caso de falha não iremos ter o servidor inacessível como um todo. Recursos de rede e em muitos casos controladores de disco SCSI ou HBA - FC para acesso à storage.

Para estruturas mais robustas e empresas que precisam otimizar tais usos de servidores, talvez seja muito mais fácil e melhor adquirir recursos de computação no modelo Blade.
A ideia de Blades são chassis ou caixas de recursos interligados em várias placas que possuem disco (nem sempre), processadores e memória com o conceito de ser umaCPU completa e ainda compartilhar recursos de network e SAN.

Neste formato podemos sacar uma única blade para fazer alguma atividade e não gerar nenhum impacto nas demais, exatamente como é possível fazer com os vários servidores em um único rack.

Hoje se fala muito em infraestrutura convergente, montando assim uma Cloud privada, pública ou até mesmo mista.
Tais recursos de blade ajudam e melhorar este cenário quando pensamos em montar uma caixa/data center para atender isso.

Os racks vBLOCK da VCE oferecem toda essa ideia na prática. Os recursos de computing são utilizados blades Cisco variando entre B-Series e C-Series.

Modelo B-Series
Modelo C-Series


O modelo C-Series é o convencional servidor.
O modelo B-Series pode varias com os modelos Full e Half Blade.

Dentre essa estrutura de blades é possível o uso de recursos de fabric interconnects. Switches que promovem conexão e compatibilidade de todos os chassis com os recursos de blade ou servidores c-series.

Possui uma central única de administração através de software java direto pelo IP de gerenciamento do UCS ou até mesmo um software UCS de gerenciamento centralizado incluindo análise de recursos de performance.

A facilidade do gerenciamento nos permite criar service profiles para cada servidor, assim fazendo com que cada um possua seu recursos, atribuições de wwns e mac address. O ideal quando falamos de ambientes de servidores homogêneos e principalmente ambientes de Hypervisor.

Possuindo conexão com storage, podemos fazer a instalação do SO direto no storage através do recursos boot from SAN. Em último caso, se ocorrer algum problema com a blade ou com o servidor garantimos que o SO estará seguro no lado do storage.

Sabendo que tais recursos não são muito comuns e nem tão fáceis quanto ao acesso para estudos, entendimentos e até mesmo para se ter uma ideia de como isso pode vir a ajudar nossa companhia antes da compra, temos o recursos que pode ser estudado subindo um Emulador em um virtualizador como VM Player.

Segue o link até o momento desta publicação para Download: Cisco UCS Emulator

É necessário  cadastro no site da Cisco para iniciar o download, mas até essa parte tudo sem problemas.

Segue o passo-a-passo para subirmos o Emulador:


  • Abra o VM Player



  • Selecionar o arquivo .OVA que fizemos o download:


  • Escolher o local para onde a VM será importada:



  • Aguardar até que o processo de import finalize para poder dar o PowerOn no UCS:



Como podemos ver no print abaixo, o Emulador é baseado no Linux CentOS =)




  • Assim que terminar o auto-deploy das configurações, será exibida uma tela de login na console do VM Player com o user e password:



  • Irá abrir um menu com as opções que são customizadas para este acesso. Teclando a letra "a", iremos ver os IPs que foram atribuídos:



  • Para o acesso via Browser basta informar o IP do VIP:



Como este recurso utiliza o java, é possível que encontre algum problema. No meu caso, a mensagem se segurança do java quanto ao certificado do UCS bloqueou o processamento do console de acesso.




  • Para liberar, é necessário informar o IP do UCS na parte de segurança do java:



  • Feito a liberação, iremos chegar até a tela de login. Utilize o mesmo informado na console de acesso por linha de comando:



  • E pronto!!! Estamos com acesso ao nosso UCS para dar os próximos passos:



Segue um vídeo com todo o processo: Cisco UCS Emulator - Install

Agora é só iniciar os estudos.
Até a próxima pessoal.

Abs
:wq!

Nenhum comentário:

Postar um comentário