terça-feira, 8 de março de 2016

Anatel - Bloqueio de celular pelo número da linha


Olá pessoal, tudo bem?

Infelizmente hoje sabemos como é comum o roubo de celulares.
Mas é claro que vale lembrar também que se um celular é roubado é por que existem pessoas que compram ou fazem "rolo" com estes aparelhos.

Antes quem tinha um celular roubado ou mesmo perdido, se quisesse fazer o bloqueio deste aparalho para que ele não fosse utilizado por qualquer pessoa, inclusive inutilizá-lo totalmente para proteção de dados (em partes), tinhamos que solicitar na operadora o bloqueio pelo IMEI.

Mas o que é IMEI:

International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel)

Nada mais é do que a identificação única do seu aparelho celular.
Se formos comparar ele seria o equivalente ao chassi do seu carro. Um número único para identificação e de extrema importância.

O IMEI vem no aparelho que compramos e algumas vezes pode vir também nas documentações ou caixa do aparelho.
O problema é que logo que compramos ou após um curto intervalo de tempo jogamos essas coisas fora e quando o celular é roubado ou perdido complica. Bom, temos que tentar guardar essa informação em algum lugar seguro como sites de notas (Evernote, Google Drive/Docs, One Drive, etc), e-mail, etc.

Só que hoje (08/03) a Anatel divulgou uma ótima notícia.
Devido a essa dificuldade de guardarmos o IMEI e para facilitar a vida de um trabalhador que as vezes com muito custo consegue comprar um celular e este é roubado, podemos fazer o bloqueio com o número da linha.

Isso mesmo!!!  :) 

Agora basta você fazer o boletim de ocorrência da perda/roubo do aparelho, entrar em contato com sua operadora, passar as informações solicitadas e solicitar o bloqueio do aparelho pelo número da linha.

Já é um avanço ainda mais para facilitar e ajudar quem passa pela decepção de ter um celular roubado ou perdido.

Agora resta saber se as operadoras (ou melhor, quem as representa no atendimento) vão prestar o devido atendimento e atender as novas regras.

Outra dica é para quem compra um celular de segunda mão de procedência e de forma legal.
O CEMI permite consultas, pela internet, para sabermos se um celular está bloqueado por roubo ou furto. É só acessar www.consultaaparelhoimpedido.com.br

Segue o link da notícia oficial no site da Anatel: http://www.anatel.gov.br/institucional/index.php/component/content/article?id=1013 

Fica a dica.


Abs
:wq!

Nenhum comentário:

Postar um comentário