domingo, 5 de abril de 2015

FreeNAS - Instalação básica (Utilizando VirtualBox)



Boa noite pessoal.

 Falando ainda de armazenamento, cada vez mais temos a necessidade de utilizarmos recursos para salvarmos nossas fotos, nossas músicas, enfim qualquer outro dado que seja importante para nós e que queremos salva-lo em algum lugar que não nosso PC ou nosso Notebook.
 Com as constantes disponibilidades de recursos Web como Dropbox, GoogleDrive, dentre outros, na maioria das vezes acabamos salvando nossas coisas nesses lugares, no entanto, temos espaço pequeno, ou temos que pagar se quisermos mais espaço e isso muitas vezes fica inviável.

 Hoje vou mostrar uma solução para termos nosso próprio local externo de armazenamento, podendo utilizar um micro mais antigo, ou mesmo fazer um investimento e montar um micro para tal finalidade e salvar nossos recursos através da nossa rede Wifi ou cabeada.

 Estou falando do FreeNAS.

 O FreeNAS é baseado do Unix BSD, customizado para trabalhar como um file server através de uma interface para administrar seus recursos e objetos.
 Nele podemos criar RAID (por software também), customizar paths para armazenar dados específicos, como Music para músicas, backup para backup do computador ou notebook, etc.

Abaixo está um vídeo que fiz de como fazer uma instalação básica do FreeNAS.
 No exemplo utilizei o virtualbox para demonstrar a instalação. Posteriormente irei colocar mais alguns tópicos de mais algumas coisas que podemos ir configurando no FreeNAS.

 Vamos ao vídeo:



 Eu tive que alterar as configurações de rede, pois como Nat ele ficou em uma rede isolada da rede ao qual estava conectado. Colocando ela para Bridge eu consigo criar uma interface no mesmo range de ip que minha máquina física e assim poder acessar por fora da console da VM, principalmente pela interface de administração web.

Abraços galera e boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário